A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns entre a população mundial, existem mais de 100 tipos de especificações para essas dores, que podem ter sintomas e intensidades variadas.
Algumas cefaleias precisam de atenção médica, outras podem ser tratadas apenas com medicamentos sem receita. Mas se a dor de cabeça persistir procure atendimento médico.
1. CEFALEIA TENSIONAL:
Cefaléia por tensão é a mais comum, seus principais causadores são o estresse, tensão muscular, genética e o meio ambiente. Os sintomas podem variar entre uma dor moderada em ambos os lados da cabeça, ao redor da cabeça ou da nuca.
2. ENXAQUECA
A enxaqueca normalmente é caracterizada por uma dor latejante e intensa que pode ser acompanhada por náuseas e vômitos, sensibilidade à luz e perda de apetite. Esse tipo de cefaleia tem como sintomas a sensibilidade à luz, perfumes, barulho e movimentos, tontura, e o sintoma pode permanecer por vários dias. Caso alguém da sua família sofra com os mesmos sintomas isso pode indicar uma possível causa genética.
3. CEFALEIA EM SALVAS:
A cefaléia em salvas é um tipo grave, menos comum que as cefaleias tensionais e as enxaquecas. Ela é caracterizada por uma dor intensa e com início súbito, normalmente atrás de um dos olhos. A cefaleia em salva pode ocorrer diariamente ou várias vezes ao dia, tendo duração de uma a três horas. A dor pode ser ocasionada pelo uso de álcool, tabaco, calor, luz forte ou alimentos que contenham nitrato, como carne ou bacon.
4. CEFALEIA POR USO EXCESSIVO DE MEDICAMENTOS:
É o tipo mais comum de cefaléia secundária. A principal causa é o uso excessivo de analgésicos e opiáceos(drogas). Ela se desenvolve em pessoas que estão ingerindo grandes doses de medicamentos há pelo menos três meses. A dor é maçante e constante, ocorrendo na maioria dos dias.
5. CEFALEIA DE SINUSITE:
As dores de cabeça nos seios da face em geral são sintomas de uma sinusite, que é uma infecção causada por bactérias ou vírus. Os seios da face são regiões de cavidade cheias de ar no crânio, que se encontram na testa, nas maçãs do rosto e na cavidade nasal. Uma cefaleia dos seios da face é uma dor de cabeça secundária, e afeta uma ou mais dessas áreas.
6. CEFALEIA COM AURA:
A cefaleia com aura não tem causa definida, consequentemente ela não tem tratamento específico. Esse tipo de cefaléia vem acompanhado com a alteração da visão que leva ao surgimento de pequenos pontos luminosos ou embaçamento dos limites do campo de visão seguida por uma dor de cabeça muito forte e constante.
Além desses sintomas, a cefaléia com aura pode vir acompanhada de sensações visuais, alterações sensitivas, náusea e dificuldade para falar. Para o tratamento é indicado medicamentos que aliviam os sintomas, mudanças em alguns hábitos alimentares ou comportamentais.
Neste tipo de dor é imprescindível acompanhamento médico.