Artigos

Angioplastia: Cuidados Pós-Cirúrgico e Dicas para o Retorno das Atividades Diárias

O que é Angioplastia?

Cirurgia realizada com o objetivo de desobstruir uma artéria do paciente. Essa técnica hemodinâmica utiliza um minúsculo balão na ponta de um cateter, que é insuflado dentro da artéria obstruída com placas de gordura e sangue, com o auxílio de uma mini tela metálica chamada stent que, aberta facilita o fluxo sanguíneo.

É um procedimento que pode ser realizado com prévia programação, ou de urgência no caso de infarto.

 

Qual a indicação para essa cirurgia?

Infarto do miocárdio: ocorre quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida, causando lesões no músculo cardíaco. O sintoma mais comum é dor no peito ou desconforto que pode se espalhar para o ombro, costas, pescoço ou maxilar.

 

Cuidados Pós-Angioplastia

Se você foi submetido a uma angioplastia, que é a colocação de um stent(endoprótese expansível) na artéria coronária, que pode ter sido realizada devido a um infarto do miocárdio ou até mesmo como procedimento de rotina eletivo, para aliviar uma dor no peito ou obstrução de uma artéria que irriga o coração.

Após a realização da angioplastia, fique tranquilo, seu sangue voltou a fluir mais livremente pelas artérias coronárias, levando mais oxigênio para o músculo cardíaco. Em breve, você será capaz de fazer tudo o que quiser, até melhor que antes do procedimento. Mas agora vamos com cuidado, pois existem algumas informações muito importantes que você precisa saber.

A doença aterosclerótica, ou endurecimento das artérias, continua nas suas artérias, pois trata-se de uma doença crônica. Então, se você continuar com hábitos errados como os que eram praticados antes, pode sofrer novamente uma obstrução. A boa notícia é que se você tomar seus medicamentos e mudar seu estilo de vida, retardará o progresso da doença e reduzirá o risco de mais problemas no futuro.

 

Alta Hospitalar

O importante agora é seguir à risca a sua receita e as instruções do seu médico, enfermeiro e nutricionista.  Em caso de qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com seu médico ou equipe. algumas medicações novas podem causar algum efeito colateral, que deve ser comunicado ao médico. Nunca pare uma medicação prescrita sem prévia orientação. 

 

Lembre-se de ter alguém com você nos primeiros dias após a alta para ajudar nas tarefas de casa e cuidados.

 

A sua receita certamente conterá medicamentos antiagregantes (como AAS e Clopidogrel e/ou Plasugrel e/ou Ticagrelor) que seu cardiologista prescreveu na dosagem e posologia indicada. Estes medicamentos são a sua principal defesa contra a formação de coágulos de sangue no local da angioplastia e prevenção de outros infartos. Lembre-se que é muito importante o cardiologista dizer por quanto tempo você precisará tomá-los. Em geral, se você teve um infarto, os remédios antiagregantes plaquetários devem ser usados por pelo menos um ano após a angioplastia e, se sua angioplastia foi eletiva, ou seja, você não chegou a ter um infarto ou angina, a medicação deverá ser mantida por 6 meses. O AAS deverá ser usado pelo resto da vida, se não houver nenhuma contra indicação para isso.

IMPORTANTÍSSIMO:

Se você tiver dor no peito ou outros sintomas semelhantes aos que trouxeram você para o hospital, informe imediatamente o seu médico, mesmo que a dor seja diferente e você não tenha certeza do que está sentindo. Se a dor persistir procure imediatamente um Pronto Socorro, levando consigo todos os seus exames e relatórios. 

Cuide bem do local onde foi realizado o procedimento (punho, braço ou virilha), fazendo repouso do membro e lavando com água e sabão. Não é esperado que tenha nenhum sangramento no local após deixar o hospital, caso isso ocorra, faça pressão no local com uma gaze, contate o seu médico e retorne ao hospital o mais rápido possível. Pode haver um pequeno hematoma no local do procedimento, isso é normal e desaparecerá aproximadamente em algumas semanas. Se você observar o aparecimento de um nódulo, e este for maior que uma noz, deve relatar ao seu cardiologista, pois pode indicar alguma fragilidade na parede da artéria. Se você tiver um hematoma nas costas ou dor abdominal, contate o seu médico ou volte ao hospital logo que possível. 

 

Retorno Médico: o ideal é que você saia do hospital com um retorno já agendado com seu cardiologista no prazo de 10 a 14 dias após o procedimento, ou até antes, se ele indicar.

Retorno à rotina: Você está em recuperação, o seu médico é quem definirá o intervalo de tempo para retornar às suas atividades, de acordo com seu quadro clínico como; trabalhar, dirigir, praticar exercícios físicos e ter relações sexuais. 

 

Dicas importantes para retornar a rotina:

Mantenha um peso ideal: reduza a ingestão de calorias e faça mais exercícios para controlar o peso. 

Pare de fumar: a nicotina contrai os vasos sanguíneos e força o seu coração a trabalhar mais. O monóxido de carbono reduz o oxigênio no seu sangue e prejudica o revestimento dos seus vasos sanguíneos. Se você fuma, parar é a melhor forma de reduzir o risco de um infarto. 

Pressão arterial: verifique sua pressão arterial regularmente. Se você é hipertenso, tome regularmente seus medicamentos para controlar a pressão.

Reduza o colesterol: verifique o nível do seu colesterol regularmente , idealmente a cada 3 ou 6 meses. Coma menos alimentos com alto teor de colesterol e, se houver a necessidade de tomar medicamentos para reduzir o nível de colesterol, siga a recomendação do seu médico.

Controle de diabetes: se você sofre de diabetes, o controle cuidadoso do seu nível de glicemia pode ajudar a retardar a progressão da doença arterial coronariana. 

Faça exercícios físicos: o exercício ajuda a atingir e manter um peso saudável e controlar o diabetes, o colesterol elevado e a pressão arterial alta. Com a aprovação do seu médico, programe de 30 a 60 minutos de atividade física de 3 a 4 dias por semana.

Tenha uma dieta saudável: uma dieta saudável para o coração, baseada em frutas, vegetais e grãos integrais, pobre em gordura saturada, colesterol e sódio, pode ajudar a controlar o peso, pressão arterial e colesterol. A redução da gordura e do colesterol na sua dieta o tornará menos propenso a desenvolver obstruções adicionais nas suas artérias. Uma ou duas porções de peixe por semana também podem ajudar a proteger seu coração.

Controle o estresse: reduza o estresse tanto quanto possível. Pratique técnicas saudáveis para controlar o estresse, como relaxamento muscular e respiração profunda.

IMPORTANTÍSSIMO:

Se você estiver usando medicamentos vasodilatadores a base de mononitrato de isossorbida, propatilnitrato ou dinitrato de isossorbida(Monocordil, Suxtrate e Isordil) em hipótese alguma utilize estimulantes sexuais ( Medicamentos a base de Sildenafila, Tadalafila, Vardenafila) devido ao risco de queda brusca de pressão.

Sobre o futuro: a aterosclerose é uma doença crônica e complexa, mas você tem a capacidade de retardar o seu progresso fazendo mudanças nos hábitos de vida. Existem sem dúvidas fatores que não são modificáveis, como a idade e a genética. 

Por outro lado, muitos outros fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose são modificáveis, como por exemplo: a pressão arterial elevada, sedentarismo, excesso de peso, diabetes, colesterol, estresse emocional e o tabagismo.

Copyright © 2024 Todos direitos reservados. Desenvolvido por Evolua

× Posso ajudar?