Se tem algo em comum que todas as mulheres conhecem é a TPM(tensão pré-menstrual), de acordo com a Febrasgo( Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), cerca de 75 a 80% têm, ou já tiveram, algum sintoma de TPM.
Mas o que nem toda mulher sabe é que existem tipos de TPM, e nós vamos te ajudar a entendê-las melhor agora .
TPM “A”
Essa variante está mais associada a ansiedade, esse fato se dá por conta da queda no nível do estrogênio durante o período pré-menstrual, durante a baixa do estrogênio ocorre o aumento de uma dupla de hormônios, a adrenalina e o cortisol, o que pode causar alterações de humor.
Os principais sintomas da TPM tipo A são:
- Ansiedade
- Tensão
- Dificuldades para dormir
- Irritabilidade
- Alterações de humor
- Desatenção
TPM “C”
Está relacionado a compulsão alimentar, quem sofre desse tipo de TPM tem desejos por comidas gordurosas e doces. Isso ocorre devido a variação hormonal que pode levar a ativação de áreas cerebrais que aumentam a sensação de prazer. Durante esse período quando há o consumos de alimentos ricos em açúcar ou gorduras, o efeito se torna ainda maior, levando a um desejo descontrolado
Os principais sintomas da TPM tipo C são:
- Compulsão por doces ou salgados
- Vontades de comidas diferentes
- Dor de cabeça
TPM “D”
É determinado especialmente por sintomas depressivos. Geralmente são causados graças a redução de serotonina, que é um neurotransmissor que controla o sono, humor, apetite, dor, entre outras coisas.
Os principais sintomas da TPM tipo D são:
- Raiva sem razão
- Pouca concentração
- Lapsos de memória
- Baixa auto estima
- Sentimentos violentos
TPM “H”
O foco está na letra que intitula esse tipo de TPM, diz respeito a “hidratação”, pois está relacionada a retenção de líquido e suas consequências, essa indicação tem ligação com uma elevação da progesterona, hormônio que que aumenta o volume plasmático(líquido no sangue) e a sensação de inchaço.
Os principais sintomas da TPM tipo H são:
- Ganho de peso(por conta da retenção de líquido)
- Inchaço abdominal
- Sensibilidade e inchaço em mamas
- Inchaço nas extremidades do corpo, mãos e pés
TPM “O”
O ponto principal está exatamente no nome desse tipo de TPM, o “O” significa “outros” sintomas que não se enquadram nas situações anteriores.
Os sintomas da TPM tipo O formam um grupo heterogêneo de manifestações que são menos comuns.
- Alteração nos hábitos intestinais
- Aumento da frequência da urina
- Calores repentinos (fogachos) e sudorese fria
- Dores generalizadas, incluindo cólicas
- Náuseas
- Acne e pele oleosa
- Reações alérgicas
- Infecções do trato respiratório
Que não é fácil ser mulher já sabemos, mas durante esse período a situação tende a ter uma piora, até porque é possível apresentar mais de um tipo de TPM, os sintomas variam de acordo com o ciclo.
Independente do tipo, uma boa alimentação, atividade física e hábitos de sono são altamente eficazes.
Vale ressaltar que cada um desses sintomas em sua intensidade, podem prejudicar seriamente sua qualidade de vida, nesse caso é importantíssimo procurar um médico.