As bebidas alcoólicas são amplamente utilizadas em muitas culturas como fazendo parte de momentos de lazer e descontração, no entanto é importante entender como o seu habitual consumo afeta a saúde do coração, e se seus efeitos são benéficos ou não.
O consumo moderado de álcool pode impactar beneficamente na saúde cardiovascular, isto porque sua ingestão pode produzir um possível aumento no colesterol HDL (bom), permitindo uma diminuição do risco de doenças coronárias cardíacas. Mas infelizmente o consumo excessivo de álcool tem sido associado a uma série de problemas de saúde do coração, tais como:
- Hipertensão arterial, considerada um fator de risco significativo para a saúde cardíacas e vasculares cerebrais.
- insuficiência cardíaca devido ao enfraquecimento do músculo cardíaco, esta doença é chamada de cardiomiopatia alcoólica.
- Arritmias Cardíacas é quando os batimentos cardíacos ficam irregulares. A fibrilação atrial pode ocorrer especialmente se a pessoa tiver fatores genéticos com predisposição ao aparecimento do problema que pode ser agravado.
- Interferência na ação de medicamentos que podem em virtude do consumo de álcool perder eficácia em sua ação durante o tratamento tais como anticoagulantes e remédios para regular a pressão arterial.
Embora os efeitos no coração possam variar de pessoa para pessoa levando em consideração genética, idade, sexo e estado de saúde em geral, é muito importante que as quantidades consumidas sejam moderadas e equilibradas. O excesso pode ocasionar complicações graves e representa sérios riscos à saúde do coração.
Sempre procure fazer um acompanhamento personalizado com seu cardiologista e garanta a saúde do seu coração.mac